SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Cortes em Educação e Ciência

Documento SBPC solicita revogação…

SBP apoia documento da SBPC que solicita a revogação de cortes em Educação e Ciência

A Sociedade Brasileira de Psicologia manifesta seu apoio a documento aprovado em assembleia da SBPC que solicita a revogação dos cortes nas áreas de Educação e Ciência decorrentes do ajuste fiscal.

Na carta enviada à presidente Dilma Rousseff, os sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membros da comunidade científica e acadêmica de todo o país reivindicam a revogação dos cortes no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O impacto provocado pelo ajuste fiscal atingiu, principalmente, os mais de cinco mil programas de pós-graduação, distribuídos por todo o território nacional em atividades como mobilidade de pesquisadores, participação em congressos e bancas de qualificação, equipamentos e insumos para laboratórios. O documento também aponta que o “financiamento de programas como o dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), edital Universal, Pró-Infra (Programa de Infraestrutura) da FINEP, e tantos outros, não podem sofrer cortes e descontinuidades”.

No documento, enviado no último dia 17 de julho  à Presidência da República, os cientistas salientam o equívoco de retirar investimentos das áreas de Educação e Ciência, e a necessidade de manter a coerência com o lema Pátria Educadora. “Quando o Governo Federal propôs fazer sua parte no objetivo de nos transformarmos em uma pátria educadora, a SBPC, sociedades científicas a ela associadas e um sem número de instituições – ligadas ou não aos temas de educação – e certamente milhões de brasileiros viram nesse slogan um fator de estímulo, crença e renovação de esperanças de que o Brasil estava dando um passo firme rumo à superação de seu déficit educacional. Com a confirmação do corte de verbas de custeio e de capital para a educação, a sociedade recebe uma sinalização oposta à prioridade máxima do governo”, diz a carta.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

*Com informações da assessoria de comunicação social da SBPC

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: