SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Descrição, Definição e Registro de Comportamento - 18º Edição Revista

Autor: Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes
Editora: EDICON
Ano de lançamento: 2017 (18º ed.)livro descrição, definição e…

Conteúdo: Texto didático e prático, com exercícios, para iniciação em observação sistemática de comportamento.
Aborda as características básicas da linguagem científica, os cuidados e dicas para que se possa definir comportamentos, as principais técnicas para observá-los e registrá-los, o modo de se calcular a concordância entre observadores, os registradores de comportamento e um detalhado programa para a realização de trabalhos observacionais simples e até de pesquisas completas. Como exemplo, é fornecido um relatório completo de uma pesquisa observacional.
Vem acompanhado de questões de aplicação que são resolvidas e comentadas ao longo do texto, além de seis apêndices com questões de fixação, cujas respostas também são fornecidas e comentadas.
A partir da 17ª edição,  inclui um catálogo com 155 definições de comportamentos, em parceria com Cecília Guarnieri Batista.

Sobre o Autor: Mestre e Doutor em Psicologia Experimental (USP). Professor convidado da UFSCar. Autor do 1º livro didático sobre observação escrito no Brasil (18ª ed) e editor do 2º (DANNA e MATOS, 2015, 3ª ed.). Pioneiro no setor, há 45 anos, usa observação e princípios de Psicologia no preparo de animais e bebês humanos para Publicidade, TV e Cinema.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: