SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), um panorama de 2019

CISA2019

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e, ao longo dos 15 anos de atividades, tem contribuído para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas. Qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a instituiçao dedica-se ao avanço do conhecimento na área, atuando de maneira efetiva na divulgação de pesquisas e dados científicos com linguagem acessível, elaboração de materiais educativos e desenvolvimento de projetos.

Para compreender melhor a evolução do consumo de álcool no Brasil e seu impacto na saúde, o CISA lança a publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2019.

O Brasil apresenta avanços e resultados parciais positivo em direção a esta meta, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Por ser um tema complexo, o envolvimento de universidades, profissionais de saúde, legisladores, escolas, órgãos públicos e privados, contribuiria enormemente para a construção de ações de prevenção mais efetivas e para multiplicar ofertas de tratamento, ampliando as pesquisas cientificas.

É nesse contexto que o CISA preparou uma publicação com objetivo de trazer, pela primeira vez, os dados nacionais mais recentes e disponíveis sobre o tema no país, permitindo acompanhar a evolução histórica (2010-2017), destacar avanços e desafios do Brasil na redução do uso nocivo de álcool e traçar um comparativo com o cenário mundial. Outro ponto importante do projeto é a segmentação das informações por sexo, faixa etária, estado e região, que possibilita identificar populações e localidades vulneráveis, fundamental para a criação de campanhas educativas e de prevenção, desenhadas especificamente para esses públicos. Dessa forma, este material pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que venham ao encontro da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de redução do uso nocivo de álcool.

Para conferir os principais dados e baixar a publicação, clique aqui

Saiba mais em: www.cisa.org.br

Fonte: Centro de Informações sobre Sáude e Álcool (CISA).

 

Facebook / InstagramFacebook_Instagram_PNG_centro



Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: