SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Ativação Comportamental na Depressão

Autores/Organizadores: Paulo R. Abreu, Juliana H. S. S. Abreu ativação

Editora: Malole

Número de páginas: 208

 

Novo livro da Manole sobre depressão orienta terapeutas a prestar atendimento remoto em tempos de coronavírus

 

 

Ativação Comportamental na Depressão é voltado ao tratamento do nível mais avançado do transtorno e permite que o profissional tenha ferramentas para ajudar seu paciente a identificar e trabalhar seus problemas de comportamento. O livro tem um capítulo especialmente formulado para o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia

 

O novo livro da Manole, Ativação Comportamental na Depressão traz uma abordagem prática para o trabalho de uma das formas mais graves da doença. Trata-se da chamada terapia comportamental de terceira geração, técnica baseada em pesquisa e utilizada por instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento do transtorno. A obra, que tem como público-alvo terapeutas comportamentais e cognitivos, ganhou um capítulo especial para orientar os profissionais sobre o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia do coronavírus.

 

Um dos objetivos da terapia comportamental de terceira geração é dar meios para que o terapeuta auxilie o paciente a identificar e trabalhar questões de comportamento, que prejudicam a vida em sociedade. A terapia é feita por meio de atividades adaptativas, que podem estar associadas a experiências de prazer, minimizando condutas que mantêm ou aumentam o risco de depressão e sanando problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo.

 

Punição social na aprendizagem de comportamentos depressivos e ansiosos, suicídio e insônia são outros temas abordados no livro.


Sobre os autores:

 

PAULO R. ABREU é behavioral activation trainner, coordenador do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Também é editor-chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e autor de inúmeros capítulos, artigos nacionais e internacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento.

JULIANA H. S. S. ABREU é behavioral activation trainner, coordenadora do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).Também é autora de inúmeros capítulos e artigos nacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: