SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP disponibiliza links para materiais produzidos por outras Instituições e Sociedades Científicas sobre enfrentamento da Covid-19

faixa covid 3

> Acesse o material desenvolvido pelos Grupos de divulgação científica Vidya Academics e Pretty Much Science: Fake News e como identificá-las.

 

> Pequeno manual da Bee Touch para que você enfrente este período mantendo a sua saúde mental e ajudando quem precisa também.

 

> Enfrentamento psicológico do COVID 19 - Documento Consenso elaborado pela Federação Latino-Americana de Sociedades de Sono e a Associação Latino-Americana de Psicologia do Sono.


> A Fiocruz tem produzido uma série de materiais informativos sobre a pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). A reprodução do material é livre e gratuita.


> Cartilhas de orientações e dicas para a comunidade produzidas pela Força-tarefa PsiCOVIDa.

Protocolos de intervenções em saúde que contribuem nos primeiros auxílios e no enfrentamento da COVID-19 foram produzidos pela pró-reitoria de gestão de pessoas da UFCSPA e estão disponíveis no site da ABP+.

 

> Assista o vídeo produzido por Renata Julianelli, Juliana Negrão e Elisa Kozasa, um excelente material de apoio para ajudar crianças a lidar com as emoções durante a pandemia que estamos vivendo e um material de apoio para nosso Tópico 9

 

> A Associação Brasileira do Sono (ABS) publicou recomendações e orientações de rotina para favorecer qualidade de vida e do sono durante a quarentena que podem ser usados juntamente com o Tópico 8.

 

> Cartilha desenvolvida por pesquisadores da UFBA com orientações para os pais lidarem com a regulação emocional dos filhos durante a Covid-19.

 

> SBPOT disponibiliza Central de Conteúdo - Covid-19. O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia.  

 

> A Sociedade Interamericana de Psicologia, a Associação Americana de Psicologia (APA), a União Internacional de Ciências Psicológicas (IUPsyS), o Colégio Colombiano de Psicologia e o Coordenador de Psicólogos do Uruguai colaboraram para disponibilizar a você as informações que diferentes organizações de psicologia das Américas, do Caribe e da Península Ibérica disponibilizaram seus membros para facilitar uma resposta psicológica à pandemia criada pelo COVID-19. O arquivo do Google contém links para páginas da web criadas por organizações psicológicas em quase 30 países, com recursos para responder aos desafios criados pela pandemia. Esses recursos abrangem uma variedade de tópicos, como bem-estar e enfrentamento, como conversar com crianças, telepsicologia, trabalho e educação a distância, e apoio a profissionais de saúde e cuidados pessoais com profissionais de psicologia. Clique no link https://drive.google.com/file/d/1WN-3LjH-jfWnFZPJYVXWZ1MNqWBvXblf/view?usp=sharing.

> Assista a uma série de vídeos organizados e produzidos pelo Prof. Dr Carlos Barbosa Alves de Souza e sua equipe da Universidade Federal do Pará, através do projeto Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (APRENDE) com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino do CNPq. O objetivo é auxiliar as famílias de crianças com necessidades especiais, que recebem intervenção comportamental, a manterem as atividades com seus filhos, de forma que as crianças possam fortalecer habilidades adquiridas e aprender novas. Os vídeos estão sendo disponibilizados no seguinte canal no YouTube: https://www.youtube.com/aprendeufpa. Excelente material de apoio para nosso Tópico 9.

> O TelePSI disponibiliza cursos completos de treinamento em Telepsicoeducação com vídeos, Telepsicoeducação sem vídeos, Telepsicoterapia Cognitivo-Comportamental Breve e Telepsicoterapia Interpessoal Breve para profissionais que queiram aplicar essas técnicas na sua clínica ou desenvolver sua pesquisa. O TelePSI é uma parceria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o Ministério da Saúde que oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para profissionais do SUS que enfrentam a Covid-19.

> A Ordem dos Psicólogos Portugueses publicou uma série de documentos de apoio, formação e informações para enfrentamento da COVID19.

 orientações SBP

O acesso a este material é livre e gratuito através do endereço http://www.sbponline.org.br/enfrentamento-covid19.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: