SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP divulga notas, recomendações e campanhas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde do Brasil.

faixa covid 3

Organização Mundial de Saúde (OMS)

 

> O Comitê Permanente Interagencias (Inter-Agency Standing Committee), fórum de coordenação humanitária mais antigo e de mais alto nível do sistema das Nações Unidas, reunindo os chefes executivos de 18 das Nações Unidas e organizações não-governamentais, e que atua facilitando o trabalho do Secretário-Geral da ONU, divulgou em seu site o guia Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. No site também é possível baixar outros guias de recomendação para atuação com pessoas privadas de liberdade, para escolas, crianças, dentre outros temas relevantes

 

> A Organização Pan-Americana da Saúde faz importantes recomendações sobre a proteção à saude mental em epidemias.

 

> A publicação Primeiros cuidados psicológicos: um guia para trabalhadores de campo, elaborada pela Organização Mundial da Saúde foi traduzida para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, com apoio do Ministério da Saúde.

 

> A OMS lançou um novo guia ilustrado sobre como lidar com o estresse e ser gentil consigo mesmo. O guia (em inlgês) pode ser usado sozinho ou com os exercícios de áudio que o acompanham.

 

> Meu Herói és Tu, livro de histórias para crianças no COVID-19 (IASC GR SMAPS, 2020), divulgada pela Organização Mundial de Saúde.  

 

O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial Americana da Saúde (OPAS/OMS) estão realizando uma campanha para promover a saúde mental no contexto da COVID-19. Uma série de vídeos estão sendo divulgados para ajudar diferentes grupos – como profissionais de saúde, cuidadores de pessoas idosas e de crianças e a população em geral – a lidarem com os efeitos psicológicos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus. São abordados temas como combate ao estigma; solidariedade; estratégias para lidar com o estresse e promover o bem-estar e ter hábitos saudáveis; entre outros.

>>O 1º vídeo traz uma mensagem aos profissionais de saúde, que arriscam a própria vida para salvar as nossas.

>>O 2º vídeo é direcionado a familiares e cuidadores(as) de pessoas idosas. Nele, são apresentadas dicas de cuidados simples para promover o bem-estar físico e psicossocial.

>>O 3º vídeo da série aborda dicas para enfrentar a ansiedade e estresse nas pessoas idosas em distanciamento social.

>>O 4º vídeo aborda o tema do estigma e comportamentos discriminatórios que podem afetar negativamente pessoas de determinada nacionalidade, origem étnica, com o diagnóstico de  COVID-19, seus cuidadores(as), familiares, amigos ou profissionais da saúde.

>>O 5 º vídeo aborda as estratégias para lidar com o estresse durante a pandemia, como evitar ler ou assistir notícias que causam ansiedade, ter uma alimentação saudável e manter contato com familiares e amigos.

>>O 6º vídeo apresenta dicas de como lidar com o estresse durante a pandemia pois é natural que esta situação cause angústia e estresse.

 

> O Projeto Telepsi, iniciativa do Ministério da Saúde e do HCPA, oferece teleconsulta psicológica e psiquiátrica para manejo de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais do SUS que enfrentam a Covid-19. A SBP contribuiu com essa iniciativa juntamente com outras instituições.

orientações SBP

O acesso a este material é livre e gratuito através do endereço http://www.sbponline.org.br/enfrentamento-covid19

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: