SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Regina Helena Campos é premiada por suas contribuições à história da psicologia

Distinção foi concedida pela Society for the History of Psychology (SHP), organização vinculada à American Psychological Association (APA)

Regina Helena de Freitas Campos, professora do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  recebeu da Society for the History of Psychology (SHP) o Career Achievement Award, prêmio que, desde 2000, é concedido a profissionais que tenham dado contribuições “notáveis, sustentáveis e incomuns” para a história da psicologia ao longo da carreira.

A Profa. Dra. Regina Helena Campos, associada plena da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), durante sua gestão como presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBPH), integrou a organização do 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia, realizado em conjunto com a 47ª Reunião Anual da SBP, em São Paulo, no ano de 2017.

Sobre o prêmio

A Society for the History of Psychology (SHP), Divisão 26 da American Psychological Association (APA), é uma organização internacional de acadêmicos e professores que atuam com foco na compreensão dos eventos históricos, sob o viés da psicologia. A instituição atua com vistas a valorizar e reconhecer profissionais cujas colaborações científicas moldam o desenvolvimento da prática e do pensamento da psicologia no mundo.

redes Regina

No informe da premiação, Cathy Faye, presidente da SHP e diretora do Cummings Center for the History of Psychology, da Universidade de Akron, nos Estados Unidos, destaca que o trabalho de Regina Helena sobre a história da psicologia no Brasil “proporcionou um exame aprofundado da psicologia educacional, do trabalho de Helena Antipoff [psicóloga e pedagoga russa que se radicou em Minas Gerais, pioneira na educação especial no Brasil e fundadora da cadeira de psicologia da então UMG, em 1940] e das raízes da psicologia laboratorial”.

A Profa. Regina foi a primeira brasileira a receber esse prêmio: os demais premiados são, em sua maioria, de origem estadunidense ou europeia. Segundo Cathy Faye, com a premiação, o comitê visa reconhecer a liderança da brasileira “na preservação e no provimento de acesso público ao registro histórico da psicologia no Brasil e a sua significativa contribuição para o estabelecimento da história da psicologia como área de especialidade no país”.

Para Regina Campos, o prêmio significa o reconhecimento de um esforço por tornar conhecida a história da psicologia brasileira “em suas características mais originais e relevantes” para o desenvolvimento das ciências humanas no Brasil. “Estou muito feliz e honrada por ter sido indicada por um grupo de colegas para obter o prêmio neste ano. Eu já sabia da indicação, mas, como vários colegas importantes na área são indicados a cada ano, a própria lembrança do meu nome já tinha me deixado muito feliz”, destacou.

A SBP parabeniza a Profa. Regina pela merecida homenagem!

 

Anúncio da Society for the History of Psychology: https://ahp.apps01.yorku.ca/2020/07/society-for-the-history-of-psychology-awards/

 

Leia a materia completa no portal da UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/regina-helena-campos-da-fae-e-premiada-por-suas-contribuicoes-a-historia-da-psicologia

 

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: