SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

PROPSICO: demanda de especialista em psicologia cresce no país

Psicólogos precisam se atualizar para oferecer atendimento diante das transformações presenciadas nos últimos anos.

Publicado em 10/06/2022
Por  Assessoria Planeta Folha

Durante a pandemia, desde 2020 a busca por atendimento psicológico online cresceu mais de 40%, enquanto no Google, as pesquisas sobre o tema aumentaram quase 90%. Mesmo após a fase mais branda das transmissões e com o fim da quarentena, a terapia continua sendo demandada pelos brasileiros. Neste ponto, os profissionais da área tiveram que aprimorar e intensificar seus conhecimentos por meio dos estudos e de programas como o PROPSICO.

Primeiramente, entenda que o PROPSICO é a sigla para tratar sobre o Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde, com conteúdos da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). O objetivo é manter os psicólogos do país antenados com as melhores práticas profissionais da área.

PROPSICO ajuda psicólogos a se manterem atualizados na profissão

O tema nunca foi tão necessário, visto que tanto a prática quanto os meios da clínica se transformaram de forma rápida nos últimos anos. Com as medidas de lockdown e distanciamento, a telemedicina passou a ser cada vez mais utilizada e muitas pessoas migraram da terapia presencial para o formato online. Isso não serviu apenas para a manutenção dos processos de tratamento, mas também abriu precedentes para uma nova forma de trabalho.

Uma pesquisa feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) mostrou que entre maio e junho de 2020, o consumo de álcool aumentou 42%, enquanto mais da metade da população de 33 países relatou aumento de ansiedade. Essa demanda por tratamento das dores psíquicas eleva a responsabilidade do terapeuta e faz programas como o PROPSICO se destacarem pela sua necessidade.

Afinal, é preciso que o “novo psicólogo” saiba lidar com a tecnologia interferindo diretamente na sua prática profissional. Mais do que isso, as motivações que levam aos transtornos são novas e desafiadoras. O psicólogo deve se manter consciente da atualidade para conseguir auxiliar os pacientes no caminho da melhora e da otimização do bem-estar.

Cenário atual exige mais estudo dos psicólogos

Outro dado que mostra a presença da tecnologia como fator decisivo no trabalho em saúde, está na alta de startups que abordam o assunto. Um estudo da Liga Ventures e PwC Brasil mostra que a quantidade de healtechs (empresas de tecnologia voltadas à saúde) aumentou 16,11% nos últimos dois anos.

Porém, o PROPSICO tem um objetivo mais profundo do que amparar os psicólogos com relação às novas tecnologias. Na verdade, o programa destina-se a aprofundar o conhecimento teórico e prático em diferentes áreas de atuação. Desde as questões relacionadas à infância até aquelas que lidam com adultos e idosos estão presentes.

Embora exista um vasto acervo de conhecimento dedicado às patologias mentais, elas evoluem junto com as ondas sociais mais recentes. Sendo assim, profissionais da psicologia devem renovar o arcabouço teórico para oferecer sempre a melhor solução em seus atendimentos.

O PROPSICO ainda oferece a vivência prática de profissionais renomados da área além de se escorar nas diretrizes e conceitos aplicados pela própria SBP. Mais do que uma oportunidade, o programa se mostra essencial para profissionais novos e também para os mais experientes.

 

Fonte: www.planetafolha.com.br

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: