SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Mais uma edição do "Café com"

Durante a 53ª Reunião Anual da SBP será realizada mais uma edição do "Café com". Este ano, a conversa será com Julia Bucher, uma pesquisadora de importância reconhecida pela SBP e a sociedade científica, marcada para o dia 26 de outubro, às 16h30.

A Profa. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke teve uma atuação fundamental para a consolidação da área da Psicologia Clínica tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. É uma das precursoras da área de Terapia Conjugal e Familiar no Brasil. Em 1986, funda com um grupo de alunos e alguns profissionais, o CEFAM - Centro Brasileiro de Estudos da Família, sendo sua primeira presidente. Esse centro de formação sistêmica continua exercendo um papel fundamental na divulgação dos conhecimentos na área.

A Profa. Júlia ingressou como docente na Universidade de Brasília em 1976 e aposentou-se como Professora Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia em 1993. Atuou como Pesquisadora Associada Sênior. Permanece vinculada ao Programa de Pós-Graduação como Professora Credenciada. Entre 1998 e 2002, a Profa. Júlia exerce a função de Professora Titular Visitante na Universidade Federal do Ceará. A partir de 1998, passa a atuar também como Professora Titular no Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza. A Profa. Júlia coordena ainda o grupo de pesquisa intitulado "Sistemas Complexos: casal, família e comunidade", nome homônimo ao do grupo de pesquisa interinstitucional que coordena atualmente, e que está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Desse grupo, fazem parte professores da UnB e de outras instituições de ensino superior do país.

Além da carreira acadêmica, a Profa. Júlia vem, ao longo dos anos, atuando como consultora técnica de organismos como o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde - OPAS e a Organização Mundial de Saúde OMS.

Nesta oportunidade, você poderá conhecer melhor sobre o desenvolvimento da sua carreira, seu protagonismo na psicologia brasileira e suas opiniões e impressões.

Aberta a participação de alunos. Perguntas livres.

café

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: