SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Como saber se tenho ansiedade? Conheça os sintomas que ela pode causar no corpo

Dificuldade para falar, tremores e sudorese nas mãos estão na lista dos sintomas provocados pela ansiedade.

Fonte: Portal Drauzio Varella
Por: Fabiana Maranhão 

É natural sentir ansiedade. Todo mundo pode ficar mais ansioso em diferentes momentos da vida, e isso não significa, necessariamente, algum tipo de transtorno. Mas quando a ansiedade se torna mais frequente e começa a atrapalhar a vida da pessoa, estamos falando do transtorno de ansiedade, uma patologia que precisa ser acompanhada por um profissional e que pode incluir o tratamento medicamentoso em alguns casos.   

A dra. Suely Sales Guimarães, PhD em psicologia e associada à Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), explica que a ansiedade é uma resposta do organismo e ocorre a partir de uma interpretação que a pessoa faz de algo que pode acontecer no futuro. 

“Como é uma expectativa do que vai acontecer, todo o organismo reage se preparando para o fato. Tem toda uma operação hormonal no organismo em função da expectativa”, diz a dra. Ela acrescenta que essa produção de hormônios gera sintomas no corpo. 

“Essa produção de hormônios pode levar à pessoa a ficar com as mãos geladas, a aumentar o batimento cardíaco, apresentando taquicardia, sudorese, que são características que aparecem no organismo devido à ansiedade”, detalha.

Quando a ansiedade deixa de ser natural e passa a ser um transtorno, os sintomas são parecidos. O que muda é a intensidade deles e o fato de serem desproporcionais à situação. “Quando essa ansiedade é contínua, é muito forte, não faz sentido, é desproporcional ao fato temido, pode caracterizar um transtorno de ansiedade. E existem tipos diferentes de transtorno de ansiedade”, explica.  

A dra. Suely Sales afirma que os sintomas podem ser tão intensos a ponto de comprometer a qualidade de vida da pessoa. “Quando essa ansiedade é patológica, os sintomas são muito fortes, e a pessoa pode se sentir muito mal. Ela pode tremer o tempo todo, pode ter dificuldade para falar, escorrer suor na mão o tempo todo, ter dificuldade para respirar, ficar ofegante”, enumera.

Ela também cita como exemplo casos em que a pessoa que foi diagnosticada com transtorno de ansiedade deixa de fazer algo ou tem o desempenho prejudicado por causa da doença. “Às vezes, a pessoa vai fazer uma viagem e ela não consegue viajar porque está muito ansiosa. Ela pode não conseguir fazer uma entrevista de trabalho ou, se faz, ela se prejudica muito porque estava muito ansiosa. Então, a ansiedade pode complicar e comprometer muito a qualidade de vida da pessoa”, diz.

Se a pessoa tem esses sintomas mais fortes, isso não quer dizer necessariamente que ela tenha algum transtorno de ansiedade. Para saber disso, é preciso procurar ajuda psicológica ou médica porque só um profissional vai poder avaliar se essas manifestações no corpo indicam um quadro patológico de ansiedade ou são sintomas de outra doença. “Para dizer se a pessoa tem um transtorno de ansiedade, tem que ter uma avaliação clínica, é um profissional que tem que avaliar”, ressalta a dra Suely Sales.

E caso a pessoa seja diagnosticada com transtorno de ansiedade, o indicado é fazer psicoterapia com psicólogo. “E, em casos em que essa ansiedade é muito intensa e traz muito prejuízo para a qualidade de vida da pessoa, ela pode precisar de um tratamento psiquiátrico, com um médico psiquiatra, que vai prescrever uma medicação para controle da ansiedade”, conclui a dra. 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: